segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Quem Descobriu o Brasil Foi Pedro Alvares Cabral?

Aprendemos na escola que quem “descobriu” o Brasil foi Pedro Alvares Cabral em 22 de abril de 1500 certo? Na verdade não foi bem assim, primeiramente não podemos esquecer que haviam no Brasil, que era chamado de Pindorama pelos nativos brasileiros, entre 3 a 4 milhões de pessoas vivendo aqui antes da chegada dos portugueses. A pedido do rei D. Manuel I de Portugal, o navegador Duarte Pacheco Pereira, com uma expedição secreta veio verificar as limitações e demarcações do Tratado de Tordesilhas, firmado entre Portugal e Espanha no final do século XV. O navegador chegou onde hoje é a divisa do Maranhão e Pará entre novembro e dezembro de 1498, ou seja quase dois anos antes de Cabral. Segundo o professor Dr. Fábio Pestana Ramos (2010), até mesmo os chineses podem ter chegado aqui primeiro:
Mapas chineses, cuja data de confecção comprovou-se estar em torno do ano de 1421, retratam com relativa precisão os contornos do continente americano. Naquele ano, quatro gigantescas frotas, totalizando 800 juncos, enormes navios, com até 150m de comprimento e 9 mastros, comandadas pelo almirante Zheng He, um eunuco da corte do imperador Zhu Di, foram encarregadas de desbravar os quatro cantos do mundo, em busca de povos a serem submetidos.

Então porque eu aprendi na escola que quem “descobriu” o Brasil foi o Pedro e não o Duarte? A viagem de Cabral, que na verdade tinha como destino a Índia, foi detalhada na carta de Pero Vaz Caminha, onde ele informava sobre tudo que aconteceu na viagem, e nas informações pode-se observar,sobre o local onde eles aportaram, mostrando as diferenças entre os europeus e os índios, mas também a flora e a fauna do Brasil, e também a preocupação mercantilista da época fica evidente na frase ...Nela até agora não pudemos saber que haja ouro nem prata... (a carta completa de Pero Vaz Caminha, você encontra aqui neste link)

REFERÊNCIAS
RAMOS,Fábio Pestana. Quem Descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral? 2010. Disponível em http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/08/quem-descobriu-o-brasil-foi-pedro.html. Acesso em novembro de 2015.
RAMOS, Fábio Pestana. Por mares nunca dantes navegados. São Paulo: Contexto, 2008
MINISTÉRIO DA CULTURA. Fundação Biblioteca Nacional. Departamento Nacional do Livro. Disponível em <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/carta.pdf > Acesso em outubro de 2015