sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Greve das Empresas de Ônibus de Blumenau - Consórcio SIGA Deve Acabar.



Consórcio SIGA e suas falcatruas


Foto: Jaime da Silva 


No início dos anos 2000, fui cobrador da empresa Rodovel, que hoje faz parte do consórcio SIGA, então o que eu vou escrever aqui, é verdade e eu pude presenciar em três anos que trabalhei nessa empresa, que aliás tive de processar ao fim desses mesmos três anos.

Hoje os motoristas e cobradores sofrem, pois não receberam salário de dezembro, o décimo terceiro e ainda por cima nem o vale alimentação foi depositado. 

Os motoristas e cobradores hoje têm: vale alimentação, podem usar roupas mais leves e os cobradores nem precisam mais ir a garagem, buscar e levar a escala e o dinheiro.

No período que trabalhei na empresa citada, não havia o consórcio, mas havia a vontade de outras empresas entrarem, e nós já sabíamos que isso NÃO iria acontecer, pois a soberba dessas empresas era gigante e não ia permitir isso (não preciso dizer o que aconteceu depois), outra coisa você não podia usar bermuda, só deveria usar uniforme, aquela calça quente num verão agradável de 40 graus era algo bem desconfortável. 

Mulher?? Você não tem ideia do machismo que imperava em pleno anos 2000 nessas empresas, só havia UMA mulher, e ela trabalhava na Verde Vale. 

A escala você deveria ir buscar TODOS os dias na garagem da empresa, após o dia de trabalho você era OBRIGADO a voltar na empresa e prestar contas, detalhe, ESSA HORAS NÃO ERAM PAGAS, você só recebia o que estava na escala, resumindo a busca da escala, e a entrega do dinheiro demorava de uma até duas horas. 

Vale alimentação?? Era só um sonho, ninguém recebia

Uniforme?? Você tinha que COMPRAR, isso mesmo, todos os uniformes que eu tive dessa empresa eu tive que comprar, inclua nisso, o próprio crachá.

Para você ter uma ideia na epoca que eu sai da empresa recebi R$3000,00, com o processo que coloquei na justiça do trabalho, ganhei mais R$ 3500,00 de tanto que eles me deviam.


Se hoje a situação está assim é principalmente pela má administração e por todo mal que essas empresas fizeram e fazem a seus funcionários.


Isso só vai acabar quando, não houver mais consórcio, pois está claro que isso é uma máfia. 



Para terminar eu te pergunto: se o consórcio SIGA é UMA empresa porque as greves são SEPARADAS?